domingo, 29 de outubro de 2017

O Horizonte de John Ford


Acabado de sair da versão enternecedora de Directed by John Ford feita por Peter Bogdanovich em 2006, não resisto em partilhar a história que um dos entrevistados relatou sobre um encontro que teve com o cineasta, quando tinha apenas 15 anos.

"Entrei no escritório dele e vi-o de botas calçadas, em cima da secretária. Perguntou-me o que queria dali. Respondi-lhe que queria ser cineasta. 
Ele olhou para mim, de cima para baixo. Depois, apontou para o primeiro de uma série de quadros que tinha numa parede.
-Vai para ali - disse-me. 
Eu fui e vi um retrato de um índio num cavalo.
-Onde está o horizonte? - perguntou-me. 
Eu apenas respondi:
-Em baixo. 
-Boa, agora vai para o próximo. Onde está o horizonte agora? 
-Em cima - respondi-lhe. 
-Muito bem - disse ele - se alguma vez aprenderes a apreciar a arte de um horizonte em cima ou em baixo, ao invés de directamente no meio, então talvez possas vir a ser um bom cineasta. Agora, sai-me daqui."

Decorria o ano de '61. O nome do rapaz era Steven Spielberg.


The Grapes of Wrath (1940)

My Darling Clementine (1946)

Fort Apache (1948)
She Wore a Yellow Ribbon (1949)

Wagon Master (1950)

The Searchers (1956)

Sem comentários:

Enviar um comentário