Rumble Fish (1983), Francis Ford Coppola
terça-feira, 11 de agosto de 2020
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
sábado, 8 de agosto de 2020
O termo "anti-social" tem uma conotação negativa injustamente atribuída. Meus caros, Pascal uma vez escreveu que todas as desgraças dos homens advêm do facto de estes não saberem ficar quietos nos seus quartos. Um anti-social não é mais do que um firme pascaliano, contribuindo para o bem-estar da sociedade (e para o seu) através de uma reclusão voluntária e auto-imposta. É uma misantropia com o seu quê de altruísta. E com a vantagem de ter Wi-Fi sempre à mão.
Chamando os bois pelos nomes
Hemingway era um argumentista. John Huston um ilustrador de argumentos.
sexta-feira, 7 de agosto de 2020
Textos Junho e Julho 2020
Blow Out (1981) de Brian de Palma
http://www.apaladewalsh.com/2020/06/blow-out-a-cruzada-sonica-de-brian-de-palma/
In Memoriam Ennio Morricone - Contributo com um pequeno texto a propósito da banda sonora de The Mission:
http://www.apaladewalsh.com/2020/07/ennio-morricone-1928-2020-a-suprema-arte-de-ouvir-o-filme/
10 Filmes Portugueses para ver na Filmin - Contributo com um pequeno texto ao Jaime (1999):
http://www.apaladewalsh.com/2020/07/10-filmes-portugueses-para-ver-na-filmin/
E uma entrevista ao produtor Paulo Branco, cujo guião foi feito pelos walshianos Luís Mendonça, Carlos Natálio e por mim:
http://www.apaladewalsh.com/2020/07/paulo-branco-um-produtor-tem-de-ser-um-fingidor-um-actor-na-sua-relacao-com-o-realizador/
http://www.apaladewalsh.com/2020/06/blow-out-a-cruzada-sonica-de-brian-de-palma/
In Memoriam Ennio Morricone - Contributo com um pequeno texto a propósito da banda sonora de The Mission:
http://www.apaladewalsh.com/2020/07/ennio-morricone-1928-2020-a-suprema-arte-de-ouvir-o-filme/
10 Filmes Portugueses para ver na Filmin - Contributo com um pequeno texto ao Jaime (1999):
http://www.apaladewalsh.com/2020/07/10-filmes-portugueses-para-ver-na-filmin/
E uma entrevista ao produtor Paulo Branco, cujo guião foi feito pelos walshianos Luís Mendonça, Carlos Natálio e por mim:
http://www.apaladewalsh.com/2020/07/paulo-branco-um-produtor-tem-de-ser-um-fingidor-um-actor-na-sua-relacao-com-o-realizador/
«-Chardin - disse Charley. - Sim, já o conheço.
-Mas já olhou alguma vez para ele?
(...)
-Isso? - exclamou Charley com espanto. - Um pão e um jarro de vinho? É verdade que estão muito bem pintados.
-Sim, tem razão. Estão muito bem pintados. Estão pintados com piedade e com amor. Não é um simples pão e um simples jarro de vinho. É o pão da vida e o sangue de Cristo, mas não já negados aos que se finam de fome e de sede, ou servidos em óbolos pelos padres em determinadas ocasiões. É o sustento quotidiano da Humanidade sofredora. É tão humilde, tão natural, tão amigo! É o pão e o vinho dos pobres que só pedem que os deixem em paz, que lhes permitam trabalhar e comer em liberdade o seu simples passadio. É o grito dos desprezados e dos rejeitados. Diz-nos que, por maiores que sejam os seus pecados, os homens, no fundo, são bons. Esse pão e esse jarro de vinho são símbolos das alegrias e dos pesares dos mansos e humildes. Eles pedem-nos compaixão e afecto. Dizem-nos que esses homens são da mesma carne e do mesmo sangue que nós. Dizem-nos que a vida é curta e áspera, e a sepultura fria e solitária. Não é um simples pão e um simples jarro de vinho: é o mistério do destino do homem na terra, do seu anseio por um pouco de amizade e um pouco de amor, e da sua humilde resignação quando vê que até isso lhe tem de ser negado.»
«Férias de Natal», W. Somerset Maugham. Tradução de Leonel Vallandro
![]() |
Still Life with Bottle, Glass and Loaf (séc. XIX), Imitador de Jean-Siméon Chardin* |
*Mas, na altura do romance de Maugham, a autoria era atribuída ao próprio Chardin. E esta divergência em nada inviabiliza a análise no texto.
segunda-feira, 6 de julho de 2020
Quando se fala em Morricone, não se deveria falar em Alfred Newman, John Barry ou John Williams, mas sim em Mozart, Bach ou Beethoven. Não era "um dos maiores compositores de bandas sonoras do cinema", mas sim "um dos maiores compositores". Ponto.
Guardo com ainda mais saudade aquela noite de Maio, no Altice Arena. Grazie e arrivederci, Maestro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)