Os Esports, meus amigos! Os Esports! É só pelo programa da IL que este sector tão ostracizado pela sociedade ganha, por fim, voz. Dizem-nos os liberais que os Esports são nada menos do que "uma das maiores transformações no panorama do desporto e entretenimento do século XXI"! Dizem-nos os liberais que, com as devidas políticas públicas para os Esports, seria possível trazer "2 mil milhões de euros por ano", o equivalente a "0,59% do PIB nacional", até 2035! O que não fariam pelo nosso país os Esports!
Mas, infelizmente, e apesar de promoverem "valores como o trabalho em equipa, a resiliência, a meritocracia e a inovação", os Esports sofrem em Portugal... E sofrem pela ausência de “qualquer enquadramento legal claro"... O resultado é, como se adivinhava, trágico: "Os estudantes-atletas que competem profissionalmente vêem os seus compromissos ignorados pelas instituições de ensino", levando à "emigração de talento e a fuga de valor para outros países da União Europeia".
Felizmente, há esperança. Graças à IL, o país passará a "reconhecer os Esports como desporto" e estes terão "tudo aquilo que em Portugal merecem, e tudo aquilo que o Estado ainda lhes recusa". Por isso, jovens adultos trancados nos vossos quartos, mestres de "Counter Strike" e "League of Legends", é hora de trocar as fitas LED pela luz natural. Pegai nos vossos ratos ergonómicos! Pegai nos vossos headsets da Logitech! Pegai nos vossos teclados, nas vossas Xboxs, nas vossas Playstations, Wiis ou Nintendos! E fazei justiça aos Esports! Votar na IL é dar "play" ao jogo da revolução!
Sem comentários:
Enviar um comentário