sábado, 9 de setembro de 2023

O POLITICO pediu a alguns candidatos às presidenciais norte-americanas de 2024 para apresentarem uma lista com as suas 20 canções favoritas. Percebo tanto de política internacional como de música (nicles), mas aprecio a estratégia de desvelar um pouco da personalidade de cada candidato por uma forma de arte popular universalmente admirada. E, se tomar como hipotético critério de avaliação a similaridade dos gostos deles com os meus (não é esse o objectivo de listas assim?), então é possível tirar algumas conclusões. 

Por exemplo, que há esperança de redenção para o Trump de Silicon Valley, Vivek Ramaswamy, porque gosta de Mozart e Woody Guthrie; que a Nikki Halley corre o risco de ser uma candidata irritante porque tem lá o "Dancing Queen"; e que, após o debate das primárias republicanas, tinha razão em ter o Chris Christie como o meu favorito dessa facção partidária. É que, para além de uma lista fácil de simpatizar (Beatles, Rolling Stones, os U2 dos 80s...), a canção que ele coloca no topo do pódio é aquela que eu coloco no topo do meu: "Thunder Road" do Bruce Springsteen. Sei bem do que fala a canção. E sei bem o que faz alguém colocá-la nesse sítio. Tudo isto para dizer: na noite de 5 de Novembro de 2024, se este senhor estiver a concorrer, então que me perdoem os amigos democratas por estar a torcer pelo Partido Republicano. É mesmo pelos melhores motivos.

(O conjunto das listas pode ser consultado aqui.)

Sem comentários:

Enviar um comentário