segunda-feira, 8 de março de 2021

Apareceu-me um texto muito interessante do Bright Wall/Dark Room sobre os "X-Files" (é verdade, embora não veja séries, já fui o que o jargão da Internet apelida de "X-phile"). Após a sua leitura, deu-me a nostalgia, tirei a minha colecção da estante e lancei a questão: "Se eu quisesse rever todas as temporadas, quanto tempo me levaria?" Uma pesquisa rápida na Internet deu-me a resposta: 218 horas. E comecei a fazer contas mentais. 218 horas são 109 filmes de 2 horas. Isto quer dizer que, mais hora menos hora, poderia ver, usando este tempo: cada título da lista de "os 100 melhores filmes de sempre" da Sight & Sound (ou de qualquer outro meio); todos os filmes do Hitchcock 2 vezes; a obra sonora completa do Hawks 3 vezes (e ainda sobrava para parte da muda); um mega-ciclo francês feito das carreiras integrais do Rohmer, Truffaut e Chabrol; assumindo uma média de 22 projectos de longa-metragem de ficção financiados pelo ICA por ano (dados de 2018), todas as longas-metragens portuguesas dos últimos 5 anos.

O resultado? Voltei a arrumar as temporadas na estante, de onde tão cedo não deverão voltar a sair.

Sem comentários:

Enviar um comentário