domingo, 30 de agosto de 2020

Lady in pink

Quando estava na equipa de programação do IndieLisboa, dada a minha péssima e traiçoeira memória, mantive um pequeno diário onde registava as impressões de cada filme que via, de maneira a ter uma referência válida que me auxiliasse a discuti-los nas reuniões. Quando comecei a trabalhar noutro lado, tive de deixar (com pena minha) o Indie, mas guardei o dito diário comigo como lembrança. Das dezenas de filmes que vi em fase de pré-selecção, houve um em particular que me deixou absolutamente estupefacto, autêntico OVNI cinematográfico cuja excentricidade fê-lo ser das obras contemporâneas mais frescas, alucinantes e originais que passei a conhecer. Encaminhei-o, sem titubear, aos meus colegas de equipa. O seu nome? "Greener Grass".

Apesar do meu forte entusiasmo, e dado estarmos ainda a muitos meses do festival, nunca tive a certeza absoluta de que chegaria à selecção final. Por isso, foi com grande júbilo que ontem soube que sim. Passa amanhã no Capitólio e dia 4 no Ideal. Aproveito para compartilhar o brevíssimo excerto que lhe dediquei nas páginas do meu caderno (perdoem o registo informal e a ligeira superficialidade do texto, mas a quantidade de filmes que havia para visualizar era, logicamente, inversamente proporcional ao tempo disponível para uma reflexão individual mais aprofundada):

"A loucura. O filho mal-comportado de David Lynch e John Waters, sem as presunções oníricas do primeiro ou as provocações abjectas do segundo. Hilariante sátira absurdista ao sonho americano com todas as suas ilusões de felicidade capitalista apresentadas, sem medos, num humor negro bastante original. Destacam-se ainda o delírio plástico, os enquadramentos insólitos com as personagens a serem espreitadas por entre pernas e, claro, a senhora de cor-de-rosa muito gira."

Por isso, já sabem. Se não gostarem de surrealismo suburbano, têm sempre a bela, talentosa e multi-facetada (actriz, co-argumentista e co-realizadora) Jocelyn DeBoer, "lady in pink", com o seu sorriso metálico resplandecente. Seja a realizar ou a representar, acredito que não passará muito tempo até voltarmos a ouvir este nome. Ela gosta da câmara, e a câmara gosta dela.

Greener Grass Trailer: Greener Grass: A New Baby - Metacritic
Greener Grass (2019), Jocelyn DeBoer e Dawn Luebbe

Sem comentários:

Enviar um comentário