domingo, 25 de junho de 2023

Olha-se para os filósofos como gente sisuda, séria e circunspecta. Mas um dos grandes filósofos cínicos da História, Diógenes de Sinope, derruba em tudo esse estereótipo. Eis um filósofo "punk", a quem definiram como "Sócrates enlouquecido", que escolheu voluntariamente ser sem-abrigo, que vilipendiava todas as conveniências e estatutos sociais, que andava de lanterna acesa durante o dia porque estava (citando-o) "à procura de um homem honesto", e que possuía um sentido de humor acrimonioso capaz de originar uma série de acontecimentos anedóticos. Eis alguns deles:

Quando Platão leccionava que um homem era um "ser bípede sem penas", Diógenes foi buscar uma galinha, depenou-a, aproximou-a do professor e da sua turma e vociferou: "Olhem! Um homem!"

Quando Alexandre, o Grande, tendo já ouvido falar do comportamento excêntrico de Diógenes, e apanhando-o deitado na rua, disse-lhe, "Pede-me o que tu quiseres", levou como resposta, "Quero que me saias da frente. Estás-me a tapar o Sol."

Quando lhe asseveraram, "Os habitantes de Sinope condenaram-te ao exílio", replicou, "Sim, e eu condenei-os a ficarem no sítio onde estão."

Quando, numa festa, lhe disponibilizaram um copo de vinho, não hesitou em deitá-lo fora. Ao ser repreendido, justificou-se, "Se eu o bebesse, não seria só o vinho que estaria perdido, mas eu também."

Quando praticava o onanismo, fazia-o em público, e dizia, "Ah, se fosse possível acabar com a fome esfregando o estômago."

Quando pedia dinheiro a alguém e este se mostrava indeciso, proferia, "Estou-te a pedir dinheiro para me alimentar, não para me pagares o funeral."

Quando pedia dinheiro a uma estátua e lhe perguntavam o porquê de tão inútil gesto, respondia, "Estou a ganhar prática em ser rejeitado."

Quando vozeava, "Ei, homens!", e as pessoas vinham ter com ele, gritava-lhes, "Eu pedi homens, não escória!"

Quando foi convidado para a casa luxuosa de um homem rico e requisitaram-lhe que não cuspisse, ele expectorou para a cara do anfitrião, afirmando, de seguida, que não encontrava pior sítio para o fazer.

E ainda há quem ache a Miley Cyrus "rebelde" por lamber martelos.

Diógenes (1860), Jean-Léon Gérôme

Sem comentários:

Enviar um comentário