Chateei-me com os The National por alturas do "Sleep Well Beast", onde cada música parecia só uma chuva desinspirada no molhado musical do que era o estilo de melancolia-dançante-com-gravata-desfeita-e-perfume-a-Johnnie-Walker-no-colarinho-de-camisa-suada da banda sem se arriscar a chegar às alturas estratosféricas que alguns dos álbuns anteriores atingiam na totalidade (“Boxer”) ou sequer na parcialidade (“Trouble Will Find Me”). Depois, reconciliei-me com "I Am Easy To Find", onde os monólogos sofridos, cheios de dúvida, inquietação e vulnerabilidade de Matt Berninger davam origem a diálogos fluidos, melífluos e de igual intimidade, com várias vozes femininas convidadas, nota a nota e métrica a métrica, a construírem um jogo dialéctico, simultaneamente acusativo e resignado, rumo ao que aparentava ser qualquer coisa como a pacificação possível. Apesar da duração extensa, era uma tentativa bem-sucedida de desbravar novo terreno artístico, uma presença que interrompia o isolamento introspectivo do grupo no seu quarto meio obscurecido, abrindo-lhes as cortinas, puxando-lhes as persianas, enquanto lhes afirmava olhos nos olhos: "Já chega. Sentemo-nos e ponhamos isto em pratos limpos de vez."
"First Two Pages of Frankenstein” tem, para mim, como característica principal a de padecer dos defeitos de "Sleep Well Beast" (em certas faixas a solo) mas também a de possuir as qualidades de "I Am Easy to Find" (em todas as canções que envolvem convidados*). Ou, dito de outra maneira, o novo disco é um passo atrás e um passo em frente no trajecto dos The National. Quer isso dizer que ficaram no mesmo sítio? Sim. Mas não é um sítio nada mau para se estar. Hoje em dia, é o que peço aos artistas de que gosto: se não conseguem fazer tudo melhor, pelo menos garantam que não façam tudo pior. E, se possível, que esse melhor consiga deixar mais marca do que o restante.
*de onde de destaca este dueto com uma tal de Taylor Swift. É sempre bonito ver uma grande banda auxiliar a divulgação de uma artista desconhecida.
Sem comentários:
Enviar um comentário