sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Avô: "Vais-me dizer que tudo o que Salazar fez foi mau?"

Eu: "Vai-me dizer que tudo o que se passou nestes 50 anos de democracia foi?"

Avô (tímido): "Não..."

(Conversa entre mim e o meu avô ontem. Creio que encontrei um argumento para ganhar debates contra votantes do Chega.)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Ao ler um livro de contos do Woody Allen, deparo-me com esta frase: "Passei recentemente a acreditar num Ser Supremo depois de folhear um catálogo da Victoria's Secret."  

Então não fui só eu que tive uma epifania religiosa ao ver, pela primeira vez, fotos da Adriana Lima.

Barbie desconstruía estereótipos de género; Superman expunha a extrema-direita ocidental que veio a ganhar força; e o Good Fortune aborda desigualdades sociais e o mundo do trabalho no séc. XXI. A comédia americana actual tem sido capaz de autênticos cavalos de Tróia. Abençoada.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Luís Marques Mendes vs Henrique Gouveia e Melo: ver HGM em estilo trauliteiro, a gritar insinuações graves sem concretizar, é o mesmo que ver André Ventura em versão monocórdica, a debater aborrecidamente sem descolar os olhos do papel. Que transformação. E não para melhor.

domingo, 21 de dezembro de 2025

Embora a lista do Rogério Casanova seja boa, falta "o" clássico de Natal por excelência: "Salò ou os 120 dias de Sodoma". O Natal enquanto experiência social organizada por patriarcas autoritários, numa casa remota, onde várias pessoas são sujeitas às suas brincadeiras.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

A última vez que vi algo dele foi o LBJ. Já não era o Rob Reiner dos anos 90. Muito menos, o dos anos 80. Digam que sou injusto e responderei: era menos desgostar do Reiner recente do que adorar o antigo. Sobretudo, este. Hoje, revisitá-lo-ei com o sabor de um último adeus.

domingo, 14 de dezembro de 2025

António Filipe vs André Ventura: a razão pela qual este debate foi muito mais tolerável do que o de AV vs Catarina Martins está explicada no livro do Miguel Carvalho, "Por Dentro do Chega".

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Anda uma pessoa a aprender analisar PEs, ROEs e outros indicadores... quando bastava colocar tudo num ETF de ouro. Uma valorização de 129% num ano. Já sabia que o Dalio tinha razão sobre o "Quem não investe em ouro não percebe nada de História ou de Economia". Mas tanta?!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Jorge Pinto vs André Ventura: desde Rui Tavares - Ventura nas legislativas de 2022 que não via um debate onde o líder do Chega saía tão gritantemente derrotado. Está visto que o seu populismo é fortemente alérgico ao pólen da papoila do Livre.

domingo, 7 de dezembro de 2025

Uma proposta que esta reforma laboral poderia conter: no sector do retalho, o direito a ficar em baixa remunerada, durante uma semana, após ouvir 10x num dia a música natalícia da Mariah Carey nesta época. Aposto que a greve seria desconvocada. E rapidamente.

Leio, no Público, as razões da greve geral de dia 11. Entre elas, está a defesa do 13º e do 14º mês. Ora, o 13º mês foi implementado por Marcello Caetano. E o 14º pelo Cavaco. A CGTP está a fazer greve em nome de medidas da direita cavaquista e do próprio Estado Novo. Surreal.

sábado, 6 de dezembro de 2025

David Zaslav

Não bastava ser o CEO que achava uma má ideia financiar os filmes do Clint Eastwood, tinha também de enterrar a histórica Warner Bros na vala comum da Netflix em troca de um cheque multimilionário. Dá vontade de uma pessoa cometer uma loucura. Como votar no Bloco.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Jorge Pinto vs António José Seguro: a esquerda idealista e utópica contra a ponderada e pragmática. A que critica a abstenção no voto de Orçamento da troika contra a que sabia das perniciosas consequências do seu chumbo. A que não perdoa contra a que não se arrepende.